Reuters
06/08/2002 - 12h57

Lei sobre direitos autorais nos EUA coloca hackers na defensiva

da Reuters, em Las Vegas (EUA)

Quando Adam Bresson mostrou como fazer cópias de um vídeo protegido por direitos autorais, em discurso feito durante uma conferência de hackers durante este fim de semana, ele sabia que corria o risco de ser preso por violar uma lei norte-americana de direitos autorais que resultou na prisão de um russo depois do evento do ano passado.

Mas Bresson, 28, tinha a mãe, irmão e seus avós na platéia da Defcon, e sua namorada gravou em vídeo o discurso, caso ele venha a ser acusado de se aproximar demais da violação da DMCA (Digital Millennium Copyright Act), de 1998.

"Há uma linha estreita entre a criação de tecnologias que contornam as proteções de direito autoral e sua demonstração", disse ele na segunda-feira. "Decidi fazê-lo porque acredito que minha mensagem seja importante."

Sua mensagem: o direito das pessoas de fazer cópias para "uso justo" de material protegido, para uso pessoal, vem sendo solapado pelos detentores dos direitos autorais.

Ele mencionou exemplos como a venda de CDs que não podem ser tocados em computadores ou em aparelhos de som de carros, a venda pelos estúdios de DVDs que podem ser vistos apenas por pessoas em determinadas regiões geográficas e tecnologias emergentes que impedem as pessoas de copiarem seus CDs.

Em sua demonstração, Bresson usou um aparelho vendido on-line por aproximadamente US$ 200, produzido pela Canopus, uma empresa do Reino Unido. A máquina permite cópias de vídeos e DVDs mesmo que o material esteja bloqueado por software.

Bresson também anunciou a criação de uma empresa da qual ele é co-fundador, a GetAnyGame (www.getanygame.com), que aluga videogames usados em troca de uma comissão.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca