Reuters
29/05/2001 - 11h00

Cariocas poderão ver Gil e Bethânia juntos pela primeira vez

da Reuters, no Rio

Pela primeira vez Gilberto Gil e Maria Bethânia se apresentam juntos num espetáculo no Rio de Janeiro. A dupla abre a segunda edição do Concertos MPBR no Canecão, no Rio de Janeiro, hoje.

Apesar de cada um realizar um set individual, o encontro não ficará reservado ao final. Eles vão cantar em dupla, em várias partes do show, canções como: "Esotérico" e "Balada do Lado Sem Luz", de Gil, "Dois de Fevereiro" e "Milagre" do conterrâneo Dorival Caymmi e "Sem Fantasia", de Chico Buarque.

Gil e Bethânia subiram juntos em um palco pela primeira vez em 1963, ainda em Salvador, ao lado de Caetano Veloso, Gal Costa e Tom Zé. A experiência foi repetida em 76, sem Tom Zé, com o quarteto estreando "Os Doces Bárbaros", no Rio.

A reaproximação só aconteceu em 1994 quando os quatro baianos foram enredo da escola de samba Mangueira. Há dois anos, Bethânia participou de um show comandado por Gil que só tinha músicas que falavam sobre a paz e a dupla voltou no ano passado, em um espetáculo patrocinado por uma administradora de cartão de crédito em São Paulo.

Bethânia também participou da primeira edição do Concertos MPBR, que estreou no ano passado trazendo 26 artistas com o objetivo de apresentar grandes cantores a preços populares.

Gilberto Gil disse estar orgulhoso em dividir a abertura dos concertos deste ano.

"Além de propiciar nosso encontro, estamos levando show barato a tantos fãs que infelizmente não tem condições de nos acompanhar", disse Gil.

A agenda carioca do MPBR prevê shows reunindo Samuel Rosa, Branco Melo e Frejat, Ed Motta e João Bosco, Cidade Negra e Lulu Santos, Lenine e Gabriel, O Pensador e Paulinho Moska, Luiz Melodia e Zezé Motta, Fernanda Abreu, MV Bill e Max de Castro e encerra no dia 29 de agosto com show da cantora Ana Carolina.

A abertura da série em São Paulo será no dia 25 de junho no Tom Brasil reunindo Lenine, Lula Queiroga, Pedro Luís e a Parede tendo, na sequência: Cidade Negra e Sandra de Sá, Jorge Benjor e Margareth Menezes, Pedro Mariano e Jair Rodrigues e Simoninha e Luciana Mello, Elba Ramalho e Marinês, Zélia Duncan e Itamar Assumpção e termina no dia 25 de outubro com os maranhenses Alcione, Rita Ribeiro e Zeca Baleiro.

A produção ainda não fechou as datas e os artistas que participarão dos concertos em Brasília e Porto Alegre, que devem ser realizados no Teatro Nacional e no Auditório Araújo Viana.

Para a produtora Maria Luisa Jucá o sucesso da primeira edição do evento é que motivou a ampliação do projeto para as outras capitais.

"A intenção é a cada edição aumentarmos as cidades que terão o Concertos MPBR", disse Luisa Jucá.

A dupla baiana Gil e Bethânia só poderá ser vista pelos cariocas - e em uma única apresentação - hoje. Os ingressos, vendidos a R$ 10, estão esgotados desde a quinta-feira passada.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca