Reuters
06/08/2002 - 16h43

America Online nomeia Jon Miller para comando da empresa

da Reuters, em Nova York (EUA)

A AOL Time Warner confirmou a indicação de Jon Miller, um importante executivo vindo da USA Interactive, para o comando da America Online.

Miller, que recentemente havia começado a trabalhar em uma nova companhia após ter deixado a USA Interactive, substitui Robert Pittman, que renunciou em julho, alguns meses após ter assumido para tentar recuperar a AOL.

"O sucesso de Jon no desenvolvimento de um negócio on-line e off-line voltado ao consumidor deu a ele um conjunto correto de experiência para revitalizar a America Online", afirmou o diretor executivo da AOL Time Warner, Richard Parsons, em comunicado.

Miller foi um dos principais executivos da USA. Ele chefiou o grupo de informações e serviços da companhia, supervisionando negócios, incluindo o serviço de namoros Match.com e uma companhia online de viagens Hotels.com.

Antes da USA, Miller trabalhou na Viacom, ajudando a distribuir a programação infantil do canal a cabo Nickelodeon.

Pittman, que também era vice-presidente de operações da AOL Time Warner, renunciou após sofrer pressões em julho, meses após ter assumido para conter a hemorragia de receitas publicitárias e a queda do ritmo de crescimento da base de assinantes da AOL.

A indicação de Miller é um dos primeiros exemplos de alguém de fora da AOL sendo nomeado para uma posição importante na unidade on-line.

Algumas fontes da indústria afirmam que Miller pode trazer um tom mais conservador para a AOL, especialmente depois da saída de Pittman e do principal executivo de publicidade Myer Berlow.

"Eles tinham que olhar de fora da companhia. Quando você é líder por tanto tempo, sua visão sobre as operações e posição no mercado torna-se prejudicada não importa quantos ajustes você faça", disse o analista Rob Lancaster do Yankee Group.

Trabalho duro pela frente
No comando da America Online, Miller terá que encontrar um caminho para ampliar a migração dos 35 milhões de clientes da AOL para serviços de banda larga, que são mais rentáveis do que a oferta de conexão convencional à Web.

Com experiência em televisão e comércio interativo, Miller deve impulsionar a criação de novos serviços da AOL, como conteúdos exclusivos, para manter o número de usuários e aumentar a receita.

Uma fonte próxima ao executivo afirmou que ele pode usar sua experiência na USA para tornar a estrutura administrativa da AOL mais transparente, simplificando as complexas hierarquias da empresa.

Miller assume a AOL num momento de crise de identidade da empresa. Ele terá de definir se a companhia retornará a suas origens de dar acesso aos internautas e quanto tempo e esforço ela vai gastar em investimentos de acesso rápido à internet.

"As conversas que tive com Jon me deram uma grande confiança de que ele colocará o foco em nossos membros e assegurará que nós atingiremos o equilíbrio correto entre crescimento a curto prazo e investimentos para o futuro", disse o presidente da AOL Time Warner e co-fundador da AOL, Steve Case, em comunicado.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca