Reuters
07/08/2002 - 13h25

Colômbia fecha espaço aéreo para posse de presidente

da Reuters, em Bogotá

O advogado Alvaro Uribe, 50, assume hoje o cargo de presidente da Colômbia dentro de uma intensa operação de segurança. O espaço aéreo do país permanecerá fechado antes e depois da cerimônia e cerca de 20 mil soldados do governo e policiais patrulham as ruas de Bogotá para evitar qualquer sabotagem das guerrilhas.

Helicópteros militares sobrevoavam a parte antiga da capital colombiana, onde um avião norte-americano irá patrulhar os céus e ajudar as autoridades do país a reforçar o fechamento do espaço aéreo.

Uribe, uma ex-governador regional, teve uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais, prometendo frear os conflitos internos que já duram 38 anos. O novo presidente prometeu aumentar os gastos militares, erradicar a corrupção e aumentar os investimentos na área social para reduzir a pobreza.

O governo brasileiro enviará o presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Mello, como seu representante para a cerimônia.

Ontem, guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) realizaram ataques que deixaram mais de 50 mortos nas Províncias de Meta e Córdoba.

Com grupos marxistas controlando grandes áreas do país, o desemprego está em torno de 16%, o crescimento econômico está lento e o narcotráfico aumenta.

Leia mais no especial Colômbia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca