Reuters
12/08/2002 - 15h14

Festival de Gramado começa hoje e comemora 30 anos

da Reuters, em Gramado

Uma das principais vitrines do cinema nacional e latino, o Festival de Gramado chega à idade da razão e completa 30 anos de existência.

Criado em 1973 para divulgar o potencial turístico da região, o evento ganhou vida própria e vem chamando a atenção do mundo para a cidade de 25 mil habitantes considerada a capital nacional do cinema.

A mostra competitiva de 2002 começa nesta segunda-feira e para a noite de abertura estão programados dois filmes: "Querido Estranho", de Ricardo Pinto e Silva, e "Dois Perdidos numa Noite Suja", de José Joffily, baseado na peça homônima de Plínio Marcos.

Este ano, oito produções concorrem na categoria longa-metragem de ficção, sendo quatro delas brasileiras. Na disputa pelo Kikito, estão os cariocas "Dois Perdidos numa Noite Suja", "Queridos Estranhos" e "Separações"; o paulista "Durval Discos" e o mineiro "Uma Onda no Ar".

A América Latina está representada pelo argentino "El Hijo de la Novia", que concorreu este ano ao Oscar de melhor filme estrangeiro, pelo chileno "Táxi para Três", por "Estrella del Sur" (co-produção do Uruguai, Espanha, Argentina e França) e pelo mexicano "La Perdición de los Hombres".

Uma novidade da edição de 2002 é a mostra competitiva de documentários, cujo destaque é o esperado "Edifício Master", de Eduardo Coutinho, que disputará o prêmio com os cariocas "A Cobra Fumou" e "Onde a Terra Acaba", e com o paulista "Nem Gravata Nem Honra", de Marcelo Masagão -filmes inéditos no Sul, mas já exibidos no eixo Rio-São Paulo.

Na categoria curta-metragem, a tarefa do júri não foi nada fácil. Dos 134 inscritos, foram selecionados apenas 25, sendo 14 curtas em 35mm, 10 cutas em 16mm e um média-metragem em 16mm.

Enquanto o júri escolhe os vencedores do prêmio principal, o público pode acompanhar a programação paralela que conta mais uma vez com o paulista "Domésticas - O Filme", de Fernando Meirelles e Nando Olival, além de "20 Anos de Gramado", de Davide Quintans, e o infanto-juvenil "Castelo Rá-Tim-Bum - O Filme", de Cao Hamburger.

Há ainda clássicos como "Gramado - Três Décadas de Cinema", "A Festa de Margarette", de Renato Falcão, "Assalto ao Trem Pagador", filmado em 1962 por Roberto Farias que, nesta edição, recebe o merecido Troféu Eduardo Abelin.

Em 2002, é a atriz Marieta Severo quem recebe o Troféu Oscarito, homenagem mais que merecida não apenas por sua sensível performance no longa-metragem "Com Licença, Eu Vou à Luta" (1986), de Lui Farias, com o qual ganhou seu primeiro Kikito de melhor atriz, mas também pelo trabalho em "A Espera", curta-metragem que lhe rendeu o segundo Kikito, no mesmo ano.

Programação:
  • Festival de Cinema de Gramado


  • Conheça:
  • Gramado


  • Leia mais notícias sobre inverno
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca