Reuters
15/08/2002 - 12h02

Otan usa gás lacrimogêneo contra manifestantes em Kosovo

da Reuters, em Pristina

Negociadores da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) usaram gás lacrimogêneo hoje para dispersar manifestantes albaneses de Kosovo que protestavam contra as recentes prisões de ex-guerrilheiros, disse um funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) na província iugoslava.

O assessor da ONU, Andrea Angeli, afirmou que soldados intervieram depois que os manifestantes bloquearam uma estrada que leva à importante cidade de Djakovica.

"Os manifestantes bloquearam a principal rodovia para Djakovica e a Kfor -força internacional de manutenção da paz em Kosovo- espanhola interveio. Podemos confirmar que eles usaram gás lacrimogêneo para dispersar a multidão", disse Angeli. Ele não deu mais detalhes sobre o protesto, que, segundo ele, ainda continua.

A Otan não comentou o incidente.

A polícia da ONU e negociadores da Otan fizeram uma série de prisões nos últimos meses, incluindo as de membros da guerrilha armada albanesa que lutou contra as forças sérvias entre 1998 e 1999.

Autoridades da ONU na Província deixaram claro que irão impôr sanções severas aos ex-guerrilheiros acusados de crimes em Kosovo, mesmo que eles lutem ao lado das forças da Otan contra a Sérvia.

Kosovo foi colocada sob a administração da ONU em 1999, depois de uma campanha de 11 semanas da Otan para acabar com o governo do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic.

Leia mais no especial Bálcãs
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca