Reuters
30/05/2001 - 15h07

Forças iugoslávias devem entrar em ex-base de albaneses

da Reuters, em Bujanovac (Iugoslávia)

As forças iugoslavas preparavam-se para invadir amanhã um último trecho do território do sul da Sérvia usado como base pelas guerrilhas de origem albanesa.

Tropas do Exército e membros da polícia paramilitar planejam retomar o controle da área remota e montanhosa que fica a leste da Província iugoslava de Kosovo. Na área encontram-se vilas de maioria albanesa que, até recentemente, serviam de base para as guerrilhas em sua campanha contra as forças sérvias.

A invasão, patrocinada pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), é a fase final da operação montada para a volta gradual das forças sérvias para os limites da zona de cinco quilômetros de extensão que isola Kosovo do resto do país.

Se a entrada dos militares sérvios no chamado Setor B acontecer sem maiores problemas, espera-se que esse seja um marco importante do sucesso dos esforços ocidentais para levar a paz e a estabilidade ao vale de Presevo, ao sul da Sérvia (principal República da Iugoslávia).

O sucesso também contrastaria com a situação de instabilidade na vizinha Macedônia, onde as forças do governo continuavam a bombardear posições de uma outra guerrilha de origem albanesa que se nega a depor suas armas.

Milovan Coguric, uma importante autoridade do Ministério de Defesa da Iugoslávia, disse ter sido informado de que "os extremistas albaneses" haviam abandonado as áreas do vale de Presevo. Coguric afirmou não prever problemas na reocupação do território, amanhã.

O grupo guerrilheiro, conhecido como Exército de Libertação de Presevo, Medvedja e Bujanovac (UCPMB), usava a zona de segurança imposta depois dos bombardeios da Otan contra a Iugoslávia em 1999 para atacar as forças sérvias.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca