Reuters
19/08/2002 - 16h52

Sony Ericsson caça programadores de Java para seu novo celular

da Reuters, em Estocolmo (Suécia)

A Sony Ericsson convidou programadores de software de fora da companhia para criarem aplicativos de grande potencial comercial para seu novo celular P800.

O P800, que começará a ser vendido em outubro, é uma combinação de palmtop, telefone celular e câmera digital, e vai competir com o modelo 7650, da Nokia. Ele possui sistema operacional Symbian, e a companhia deseja que os programas sejam desenvolvidos na linguagem Java.

A deficitária empresa, criada no ano passado, tem a meta ambiciosa de desafiar a liderança da finlandesa Nokia em cinco anos.

A fatia de mercado da Sony Ericsson está caindo e ao promover serviços novos e exclusivos a companhia quer aumentar o interesse sobre seus telefones multimídia e distinguí-los dos rivais no mercado.

A participação da Sony Ericsson caiu para cerca de 5,5% no segundo trimestre, ou cerca de um sétimo da fatia da Nokia, em relação aos 6,5% do primeiro trimestre. As vendas de celulares caíram no período em cerca de 800 mil unidades, para aproximadamente 5 milhões de aparelhos.

"A Sony Ericsson está oferecendo uma oportunidade de ter seus aplicativos lançados juntamente com o P800 Smartphone, e distribuídos no mercado sem nenhum custo", disse a companhia em nota.

A empresa afirmou que vai promover os 50 melhores aplicativos para as operadores de celulares, que por sua vez oferecerão os softwares aos clientes P800 em seus sites.

A Sony Ericsson disse que os programadores da companhia estão também trabalhando em aplicativos para o novo telefone, o que não impede a empresa de pedir a colaboração de profissionais externos para aumentar as possibilidades de lançamentos de novos programas.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca