Reuters
31/05/2001 - 10h39

Iugoslávia retoma última área da zona de segurança

da Reuters, em Konculj (Iugoslávia)

As forças militares iugoslavas recuperaram hoje uma última parte da zona de segurança que separava a República Sérvia da Província de Kosovo, tomando a área das guerrilhas de origem albanesa.

Em uma operação aprovada pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), cerca de 1.200 militares e paramilitares da Iugoslávia reocuparam uma área de 90 quilômetros quadrados no sul da Sérvia, completando a devolução da zona de segurança, criada depois dos bombardeios de 1999 realizados pela aliança militar ocidental para expulsar as forças sérvias de Kosovo.

"Com a entrada nesse último subsetor, a soberania da Iugoslávia voltou à região, e com isso a zona de segurança é parte do passado', afirmou Miodrag Jevtic, porta-voz do Exército.

Duas horas depois de entrar na última parte do Setor B, de onde as guerrilhas lançaram ataques por 16 meses contra as forças iugoslavas aproveitando-se do fato de a zona ser desmilitarizada, as tropas da Iugoslávia chegaram à fronteira com Kosovo e foram convidadas para um café por membros das forças de paz lideradas pela Otan.

"Tudo vem correndo conforme o planejado, tudo vem correndo calmamente", afirmou o coronel Velizar Jovanovic. "Não houve um só incidente."

Autoridades sérvias já haviam afirmado não prever resistência já que os guerrilheiros albaneses tinham concordado na semana passada com dispersar no final do mês, apesar de alguns terem advertido sobre a possibilidade de ataques.

Os comboios, liderados por veículos da polícia com bandeira iugoslava, avançaram com cautela devido à presença de minas terrestres. Cães treinados iam à frente dos carros na estrada e no acostamento.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca