Reuters
20/08/2002 - 19h59

EUA doa 190 mil toneladas de alimentos à África

da Reuters, em Washington

Os países do sul da África que enfrentam grave falta de alimentos receberão cerca de 190 mil toneladas de comida doada pelos Estados Unidos até o fim do ano.

A informação foi divulgada hoje por Andrew Natsios, administrador da Agência para Desenvolvimento Internacional (AID). Segundo ele, a doação incluirá milho, óleo vegetal e uma mistura de milho e soja, indicada para crianças desnutridas, e arroz.

A ajuda adicional aumentará as doações para Lesoto, Malauí, Moçambique, Suazilândia, Zâmbia e Zimbábue em quase 500 mil toneladas, disse Natsios, o que corresponde a metade das necessidades da região para um ano.

Cerca de 13 milhões de pessoas enfrentam a fome nos seis países devido crises políticas e problemas na distribuição de comida, que foi intensificada pela seca em algumas regiões e por enchentes em outras.

"Nós já entregamos 100 mil toneladas de alimentos. Nos navios, temos outras 100 mil toneladas a caminho. O total desta contribuição chega a US$ 230 milhões", disse Natsios.

Nos últimos meses, o Zimbábue e a Zâmbia recusaram alguns carregamentos de milho, apesar das necessidades, por serem alimentos geneticamente modificados. Cerca de 25% do milho norte-americano é transgênico.

A maioria das doações dos Estados Unidos está sendo distribuída pelo Programa de Alimentação Mundial da Organização das Nações Unidas.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca