Reuters
21/08/2002 - 13h09

Festival de Toronto terá 194 estréias mundiais e lembrará 11 de setembro

da Reuters, em Toronto

Diversidade é o tema dominante no 27º Festival Internacional de Cinema de Toronto, que trará filmes de mais de 50 países e nomes lendários de Hollywood dividindo espaço com novos astros em ascensão.

Os organizadores anunciaram na terça-feira os nomes dos trabalhos que serão exibidos no festival, que acontecerá entre 5 e 14 de setembro. Dos longas-metragens, 194 farão suas estréias mundiais ou norte-americanas no festival.

"Ararat", do diretor canadense Atom Egoyan, vai abrir o evento, visto como um dos mais importantes do mundo ao lado dos de Cannes, Veneza e Berlim.

Como de hábito, os cineastas franceses terão presença forte com uma série de filmes, incluindo "Sex is Comedy", de Catherine Breillat, e "Adolphe", de Benoit Jacquot.

Mas a grande surpresa é a Rússia, que terá cinco produções exibidas. O que mais chama a atenção é "Russian Ark", de Alexandr Sokurov, que percorre 33 salas no Museu Hermitage, de São Petersburgo, numa única tomada ininterrupta de 90 minutos de duração.

Ao todo 344 trabalhos serão exibidos no festival, incluindo 264 longas e 58 filmes feitos em formato digital.

Sessenta e nove produções terão suas estréias mundiais em Toronto, entre elas "Phone Booth", de Joel Schumacher, "The Good Thief", de Neil Jordan, e "The Quiet American, de Phillip Noyce, baseado no romance homônimo de Graham Greene.

Entre os astros e estrelas de Hollywood que devem comparecer a Toronto figuram o duas vezes vencedor do Oscar Denzel Washington, que está fazendo sua estréia na direção com "Antwone Fisher".

Enquanto isso, o diretor britânico Stephen Frears retorna ao festival com "Dirty Pretty Things", que analisa a política imigratória britânica.

Entre os atores e atrizes que serão vistos no tapete vermelho estão Sophia Loren, Catherine Deneuve, Dustin Hoffman, Susan Sarandon, Juliette Binoche, Pierce Brosnan, Dennis Quaid, Heath Ledger, Kate Hudson, Ralph Fiennes, Elijah Wood, Antonio Banderas, John Cusack e Robert Duvall.

Interrompido temporariamente no ano passado pelos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos, o evento pretende marcar o primeiro aniversário da tragédia com uma parada de algumas horas em suas atividades.

Além disso, vão ser exibidas duas apresentações sobre a data, incluindo o primeiro longa-metragem com os ataques como tema.

"The Guys", com Anthony LaPaglia e Sigourney Weaver, é sobre um capitão dos bombeiros que perdeu oito de seus homens na queda das torres do World Trade Center e sobre a editora que o ajudou a escrever os elogios fúnebres a cada um.

Além disso, os cinéfilos poderão assistir a "11'09''01", uma compilação de curtas sobre os acontecimentos daquele dia, feitos por 11 diretores internacionais.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca