Reuters
22/08/2002 - 08h19

Alta em Wall Street e motivos locais estimulam Bolsas asiáticas

da Reuters

O otimismo local levou a maior parte dos mercados de valores da Ásia a encerrar hoje em alta. A valorização de Wall Street ontem foi um ingrediente a mais para a tendência positiva.

Os três mercados que fecharam em leve queda foram abatidos sobretudo por realizações de lucro.

Na quarta-feira, nos Estados Unidos, o Nasdaq e o Dow Jones registraram ganhos de 2,37% e 0,96%, respectivamente.

No terceiro pregão de alta, em Tóquio, o índice Nikkei avançou 1,78%, para 9.814 pontos. A compra estrangeira de papéis de tecnologia foi a responsável pela tendência.

A Toshiba Corp, segunda maior fabricante de microchips do mundo, saltou 5,06%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve variação positiva de 0,21%, aos 10.424 pontos.

A compra estrangeira de ações também foi o destaque da Coréia do Sul, onde o índice da Bolsa local fechou quase estável, expandindo-se 0,08%, aos 745 pontos. Os papéis que registraram os maiores ganhos foram os das exportadoras.

Acompanhando Wall Street, em Cingapura, o índice Straits Times elevou-se 0,56%, para 1.542 pontos.

Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted valorizou-se 1,41%, para 4.956 pontos, também contagiado pelas Bolsas norte-americanas.

Contrariando a tendência da região, na Malásia, o índice da Bolsa de Kuala Lumpur recuou 0,11% para 730 pontos, em uma sessão com pouco volume.

Os investidores ficaram cautelosos com os dados do PIB (Produto Interno Bruto), divulgados ontem após o fechamento dos mercados, já que os analistas afirmaram terem oferecido poucas surpresas. A economia do país cresceu 3,8% no segundo trimestre em relação a igual período do ano passado.

Uma realização de lucros nos papéis de blue chips derrubou a Bolsa da Indonésia, onde o índice da Bolsa de Jacarta caiu 0,63%, para 454 pontos.

Na Tailândia, o índice Thailand Set declinou 1,05%, para 368 pontos.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca