Reuters
22/08/2002 - 11h42

Combates em cidade colombiana deixam sete mortos

da Reuters, em Bogotá

Intensos combates de rua em um bairro operário da cidade colombiana de Medellín entre guerrilheiros de esquerda e paramilitares de ultradireita deixaram sete mortos e dois veículos em chamas, informou a polícia do país hoje.

Os choques armados em Medellín, 250 quilômetros a noroeste de Bogotá (capital), transformaram-se em um componente frequente da guerra civil iniciada 38 anos atrás no país. No conflito interno, morreram apenas na última década cerca de 40 mil pessoas.

O comandante da polícia metropolitana da cidade, general Leonardo Gallego, afirmou que os conflitos aconteceram ontem em bairros operários disputados por guerrilheiros e paramilitares.

Medellín, com cerca de 2 milhões de moradores, é a capital do Estado de Antioquia e um importante centro empresarial desse país de 40 milhões de habitantes.



Gallego afirmou que, em meio aos choques de ontem, os grupos incendiaram um ônibus e um táxi. O general não informou a que grupos pertenciam as vítimas.

Em maio, as Forças Armadas lançaram uma ofensiva contra os comandos guerrilheiros urbanos em Medellín. Oito pessoas, entre as quais cinco crianças, morreram nos combates ocorridos então.

Nos bairros mais pobres da cidade atuam comandos das guerrilhas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e Exército de Libertação Nacional (ELN) e de paramilitares. Atuam também nessas áreas grupos armados a serviço de narcotraficantes.

O governo do presidente Álvaro Uribe, no poder desde o dia 7 deste mês, pretende fortalecer as Forças Armadas e criar uma rede de informantes civis para combater os grupos ilegais e conter a violência.

Leia mais no especial Colômbia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca