Reuters
23/08/2002 - 07h12

Oposição venezuelana exige fim de acordo petrolífero com Cuba

da Reuters, em Caracas

A oposição na Venezuela quer o fim do acordo de cooperação petrolífera com Cuba. Deputados do partido Copei exigiram ontem que o Supremo Tribunal de Justiça anule o convênio de vendas preferenciais de petróleo para a ilha.

De acordo com a oposição, o acordo é prejudicial à economia venezuelana, amplamente dependente das exportações de petróleo.

Na semana passada, o tribunal já havia anunciado uma investigação sobre o acordo após protestos da oposição de que o tratado ainda não foi referendado pela Assembléia Nacional, como exige a legislação venezuelana para pactos comerciais com outros países.

Sob o acordo, Cuba recebe 53 mil barris de petróleo por dia, com facilidades de financiamento. A ilha pode pagar até 25 por cento das importações a longo prazo e com dois anos de carência.

O pacto, firmado pelos presidente Hugo Chávez e Fidel Castro em outubro de 200O, é um dos principais pontos de atrito entre governo e oposição na Venezuela. Segundo os opositores de Chávez, Cuba atrasa os pagamentos, enquanto a Venezuela se vê imersa em uma de suas piores crises econômicas.

Funcionários do governo, no entanto, defendem o tratado, afirmando que Cuba é um mercado atrativo e ainda é um comprador estável de petróleo.

A venda de petróleo corresponde a cerca de um terço das receitas da Venezuela, quinto maior exportador mundial do óleo.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca