Reuters
23/08/2002 - 10h29

Ação contra enchentes na Alemanha faz Schröder subir nas pesquisas

da Reuters, em Berlim

O Partido Social Democrata (SPD), do chanceler alemão Gerhard Schröder, recuperou-se de forma dramática nas pesquisas um mês antes das eleições gerais no país, revelaram números divulgados hoje.

Aproveitando-se de uma onda de popularidade detonada por sua pronta ação durante a crise provocada pelas enchentes, Schröder viu seu partido diminuir de cinco pontos percentuais para um ponto a distância que separa a legenda governista dos conservadores (oposição), afirmou o instituto Grupo de Pesquisa Eleitoral.

Na maior oscilação em anos verificada em uma semana pelo instituto, o SPD passou de 36% para 38% das intenções de voto, enquanto a oposição, liderada por Edmund Stoiber, caiu dois pontos, para 39%.

O SPD estava atrás da aliança formada pela União Democrata Cristã (CDU) e a União Social Cristã (CSU), de Stoiber, por uma margem de quatro a seis pontos percentuais na maior parte deste ano. As eleições acontecem no dia 22 de setembro.

Schröder foi bastante elogiado, especialmente no leste do país, por sua atuação na campanha para ajudar as áreas destruídas pelas enchentes que atingiram parte do país nos últimos 11 dias.

Stoiber foi surpreendido pelas enchentes quando estava de férias e tem se esforçado desde então para dar provas de sua identificação com as vítimas em uma batalha contra um chanceler alemão sempre à vontade diante das câmeras.

"As enchentes tiveram comprovadamente um grande impacto sobre os últimos resultados das pesquisas", disse o analista político Thomas Bellut à TV ZDF. "Quase instantaneamente, as enchentes transformaram-se na segunda questão mais importante da campanha depois da luta contra o desemprego."

Leia mais:
  •  Saiba mais sobre Gerard Schröder, premiê da Alemanha

  •  Chance eleitoral de Schröder sobe junto com a água na Alemanha

  •  Schröder diz que desemprego alemão em julho é "lamentável"
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca