Reuters
23/08/2002 - 14h54

Uribe supervisiona busca por sequestrados na Colômbia

da Reuters, em Bogotá

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, viajou hoje para uma remota região de selva do país para coordenar pessoalmente as buscas por 27 turistas sequestrados por guerrilheiros.

Uribe desembarcou em Bahía Solano, 400 quilômetros a noroeste de Bogotá, acompanhado pelo comandante das Forças Armadas, general Jorge Enrique Mora, e do diretor da polícia, general Teodoro Campo.



O sequestro foi cometido no fim de semana pelo Exército de Libertação Nacional (ELN), a segunda maior guerrilha do país, com cerca de 5.000 combatentes. Os 27 reféns faziam parte de um grupo de 80 turistas colombianos, surpreendidos em uma praia de Bahía Solano quando se preparavam para sair de barco para pescar.

Segundo testemunhas, os reféns foram levados de lancha pelos guerrilheiros e depois obrigados a entrar na selva.

A região onde o sequestro ocorreu, considerada estratégia para o tráfico de armas e drogas, é disputada também por paramilitares de direita. A Colômbia está em guerra civil há 38 anos. Só na última década houve 40 mil mortes no conflito, principalmente de civis. Além disso, há mais de 3.000 sequestros por ano, uma maneira de guerrilheiros, paramilitares e criminosos comuns financiarem suas atividades.

Uribe foi eleito recentemente com a promessa de endurecer o tratamento à guerrilha e aumentar as verbas militares. Sua primeira medida contra a guerrilha foi declarar estado de comoção, o que dá a ele o direito de suspender alguns direitos constitucionais.

Leia mais no especial Colômbia

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca