Reuters
23/08/2002 - 15h00

Pesquisar árvore genealógica vira sensação na internet

da Reuters, em Nova York (EUA)

Se você estiver curioso para saber de onde veio e qual é a história de seus ancestrais, agora ficou mais fácil começar uma busca pela sua árvore genealógica na web.

A genealogia só perde para a jardinagem em hobbys populares nos Estados Unidos e agora foi revolucionada pela internet. Embora a pesquisa continue em parte a ser feita de formas tradicionais, como buscas de certidões de nascimento e dados de censo, há vários sites que podem economizar muitas horas de enfurnamento em bibliotecas empoeiradas.

Antes de começar, a primeira coisa a fazer, segundo os pesquisadores profissionais, é conversar com os parentes, pois ninguém tem mais informações sobre a família do que eles. Também ajuda manter os fatos básicos bem organizados, como os nomes completos dos ancestrais, nomes de solteira das mulheres e datas e locais de nascimento, casamento e morte.

O site RootsWeb (www.rootsweb.com) é um bom lugar para começar a pesquisa. Como um dos maiores e mais antigos sites gratuitos de genealogia, tornou-se uma comunidade online dinâmica para os pesquisadores amadores. Com uma lista de quase 1 milhão de sobrenomes, as chances de encontrar informações ali são boas —mas só para os americanos.

O site tem links excelentes e listas de discussão para conversar com outros usuários.

O Cyndi's List (www.cyndislist.com) oferece uma lista de assuntos genealógicos e sites, com registros de afro-americanos, fichas militares, testamentos e outros documentos.

Sites específicos de países são úteis para descobrir dados de ancestrais que imigraram. Itália (www.italianancestry.com), Reino Unido e Irlanda (www.genuki.org.uk) são exemplos de sites para puxar informações.

Para estudos de ancestrais portugueses, vale dar um pulo em http://genealogia.sapo.pt, mas para fazer a pesquisa é preciso ser assinante.

O site brasileiro www.genealogia.com.br tem listas de discussão, pesquisa de sobrenomes e dicas sobre como encontrar seus ancestrais. O Central de Genealogia (www.genealogia.net) autoproclama-se o "portal da genealogia no Brasil" e oferece buscas e outras ferramentas para conhecer o passado.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca