Reuters
24/08/2002 - 11h02

Candidatos alemães preparam-se para histórico debate na TV

da Reuters, em Berlim

O primeiro-ministro da Alemanha, Gerhard Schröderr, e seu adversário Edmund Stoiber, suspenderam seus compromissos de campanha eleitoral no sábado para os preparativos de um histórico debate na televisão amanhã à noite.

O primeiro debate televisionado na Alemanha deve ser assistido por milhões de eleitores indecisos e analistas acreditam que o confronto entre o "telegênico" Schröder e seu sério oponente da Bavária deve ter um impacto crucial na eleição de 22 de setembro.

Reuters - 22.mar.2002>
Gerhard Schröder, primeiro-ministro da Alemanha
Enquanto os debates há muito são parte das eleições norte-americanas, os líderes alemães só agora decidiram dar aos desafiantes a chance de aparecer. Schroeder concordou porque estava atrás nas pesquisas em certo momento e por causa de sua grande confiança em suas habilidades.

Os sociais-democratas de Schroeder ficaram atrás dos conservadores de Stoiber o ano todo nas pesquisas de intenção de voto em cerca de cinco pontos percentuais, mas diminuíram quase totalmente este intervalo nas últimas pesquisas, graças à firme liderança de Schroeder depois que enchentes mataram mais de 20 pessoas e causaram prejuízos de bilhões de euros, devastando o país neste mês.

Segundo pesquisa divulgada ontem, o partido de Schröder pulou dois pontos, para 38%, enquanto os conservadores fizeram o movimento inverso, caindo dois pontos, e ficaram com 39% das intenções de votos.

O primeiro dos dois debates na televisão coloca o candidato da oposição bavariano, especialista em fatos e números, contra Schröder, cujo charme legendário diante das câmeras desempenhou um papel fundamental para ajudá-lo a derrotar o chanceler Helmut Kohl há quatro anos.

Reuters - 13.out.2001
Edmundo Stoiber, candidato da União Democrata Cristã (CDU) a premiê da Alemanha nas eleições de setembro
Apesar disso, Stoiber, 60, tem um ponto importante de vantagem sobre Schröder. O bavariano grisalho é cerca de 13 cm mais alto que o chanceler de 58 anos e seus conselheiros brigaram por um pedido para que os dois fiquem frente a frente em pé -e não sentados.

"Os debates são um veículo importante para conseguir a confiança dos eleitores", disse o chefe da campanha do Partido Social Democrata (SPD), Franz Muentefering, certo de que Schröder irá ganhar o debate que está sendo considerado como o ponto alto da campanha por alguns analistas políticos.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca