Reuters
24/08/2002 - 23h27

Telecom Italia prepara saída da Brasil Telecom

da Reuters, em Milão (Itália)

A Telecom Italia está preparando-se para vender seu investimento na Brasil Telecom para permitir que a unidade Telecom Italia Mobile lance no país a operação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), a nova geração da telefonia celular no país.

Segundo o jornal italiano ''Il Sole 24 Ore'', que citou informações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a data para venda da participação da Telecom Italia na Brasil Telecom não foi definida. O SMP prevê a transmissão de dados, imagens e voz em alta velocidade.

A Telecom Italia não quis comentar as informações.

O grupo italiano de telecomunicações detém cerca de 20% da segunda maior operadora de telefonia fixa do país. No ano passado, a Telecom Italia Mobile venceu três licenças para oferecer serviços de telefonia celular GSM em todo o país.

Entretanto, a TIM não pôde lançar ainda o serviço porque a Brasil Telecom não cumpriu antecipadamente as metas de universalização da telefonia fixa, definidas pela Anatel e previstas para o final do ano que vem.

A antecipação das metas da telefonia fixa é exigência para que companhias controladoras e empresas controladas possam lançar novos serviços no país.

O edital para o leilão das concessões das áreas que sobraram do SMP, nas bandas D e E, será publicado pela Anatel no Diário Oficial na segunda-feira, informou o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Jarbas Valente.

O leilão está marcado para 22 de outubro. Entre as licenças que serão cobertas pelo leilão está a que autoriza o lançamento de serviços nos 65 municípios da região metropolitana de São Paulo.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca