Reuters
26/08/2002 - 14h49

Celulares com internet são crescente alvo para vírus

da Reuters, em Tóquio (Japão)

No Japão, um dos países em que os celulares com acesso à internet mais estão presentes, os usuários já têm de enfrentar publicidade não-solicitada (spam) e problemas técnicos. Mas isso seria nada comparado às dores de cabeça que vão sofrer quando os hackers passarem a dedicar atenção ao mundo da comunicação sem fio.

Até agora, não houve ataques sérios de vírus a celulares no Japão ou em outros países, mas empresas de segurança do setor dizem que os telefones móveis podem se tornar alvos à medida em que se transformam em aparelhos sofisticados e de alta tecnologia, como os computadores, permitindo que usuários enviem e-mails, naveguem e comprem on-line.

"Acredito que todos os aparelhos que possam ser conectados à internet correm riscos, e os celulares e palmtops são os mais vulneráveis", disse Yuji Hoshizawa, pesquisador da Symantec Japan, divisão japonesa da empresa de segurança.

Hoshizawa disse que os telefones celulares podem ser atingidos por um cavalo de Tróia, que apagaria os dados que os aparelhos guardam. Ou ainda por um vírus, que se reproduziria via rede e executaria ações nocivas, tais como fechar os programas usados pelos celulares durante o funcionamento.

O Japão tem boa chance de se tornar o primeiro alvo porque atualmente 78% dos usuários de telefones móveis do país têm acesso à internet e usam os celulares frequentemente para obter informações sobre viagens, preços de ações ou planejar viagens, além de fazerem download de jogos.

Diversas fabricantes de antivírus estão trabalhando em estreito contato com as operadoras japonesas de telefonia móvel.

"Nossa equipe de desenvolvimento de produtos está consciente de que o mercado de telefonia móvel japonês é mais avançado que o norte-americano, e trabalha com a idéia de que o Japão será atacado primeiro", disse Shoji Ishiguro, porta-voz da Network Associates no Japão.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca