Reuters
28/08/2002 - 14h50

Manutenção de número de celular pode gerar reviravolta nos EUA

da Reuters, em Nova York (EUA)

Um controvertido regulamento adotado nos Estados Unidos que permitirá que os usuários de telefones celulares mantenham os números de suas linhas quando trocarem de operadoras pode causar uma grande reviravolta no setor, de acordo com um grupo de pesquisa.

O novo regulamento, que entra em vigor em novembro de 2003, resultará em um maior número de clientes trocando de operadoras de telefonia, pelo menos a curto prazo, diz Ken Hyers, do grupo de pesquisa In-Stat/MDR.

No momento, muitos clientes mantêm suas operadoras de telefonia celular porque seria inconveniente para eles terem seus números alterados. Em tese, se lhes for permitido manter o número, eles trocariam de operadora com facilidade semelhante à mudança de empresas de telefonia de longa distância.

Isso pode gerar tumulto entre as operadoras que precisam manter um crescimento regular em seu número de assinantes.

"Os primeiros 12 meses de vigência do novo regulamento serão especialmente penosos, mas depois os problemas se reduzirão. As operadoras devem aceitar a nova norma como inevitável e seguir em frente", disse Hyers.

Ele previu que cerca de 46% dos assinantes de serviços móveis de telefonia dos Estados Unidos trocariam de operadora no ano que se seguirá à entrada em vigor das novas regras da Federal Communications Commission (FCC). Em 2002, esse índice deve ficar em 30, diz o pesquisador.

Os pesos pesados do setor, entre os quais a principal operadora de telefonia celular dos Estados Unidos, a Verizon Wireless, conseguiram adiar por um ano a entrada em vigor da nova regra, mas a FCC recusou-se a revogá-la de todo.

Regulamentos semelhantes na Austrália, Hong Kong e partes da Europa elevaram o nível de mudança de operadora em entre 25% e 50%, disse a In-Stat em nota de pesquisa.

Hyers alega que as empresas dos Estados Unidos não devem retardar as mudanças de sistemas para acomodar a manutenção de números, porque o índice de mudança de operadora é ainda maior em países onde uma proporção mais elevada da população usa telefones celulares.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca