Microsoft e Sony cortam preços de consoles de jogos na Europa
da Reuters, em Amsterdã (Holanda)A Microsoft e a Sony anunciaram novos cortes de preços para seus consoles de videogames na Europa, alimentando a feroz guerra de preço entre as duas rivais.
Com uma hora de intervalo, tanto a Sony Computer Entertainment Europe, subsidiária da Sony, quanto a Microsoft anunciaram que reduziriam o preço de varejo sugerido para seus consoles a US$ 245, ante US$ 299.
Os fabricantes de consoles tradicionalmente perdem dinheiro na venda de hardware, que eles compensam com os royalties de cerca de US$ 10 que recebem sobre cada jogo vendido. Os jogos são vendidos por entre US$ 40 e US$ 50, e um jogador típico adquire quatro ou cinco deles a cada ano.
Uma porta-voz da Nintendo disse que a empresa não tem planos, no momento, de alterar o preço do GameCube na Europa, que já é mais baixo, US$ 195.
O GameCube ocupa o segundo posto entre os consoles mais vendidos, atrás do PlayStation 2 da Sony e à frente do Xbox da Microsoft. A Nintendo deve divulgar projeções atualizadas sobre seu resultado na quinta-feira.
O corte de preços de 17% no Xbox e no PlayStation 2 entra em vigor na sexta-feira. Os analistas já esperavam que as duas empresas reduzissem preços antes da crucial temporada natalina de vendas.
No Reino Unido, o maior mercado de jogos da Europa, o PlayStation 2 da Sony custará US$ 260, e o Xbox da Microsoft US$ 245.
Os cortes de preços, que surgem na véspera da conferência ECTS de criadores de videogames, em Londres, seguem a redução de 33% decidida para o mercado dos Estados Unidos em maio, onde os preços praticados pelas duas empresas caíram de US$ 299 para US$ 199.
A Microsoft lançou o Xbox em novembro do ano passado no mercado norte-americano e em março colocou o aparelho à venda na Europa por US$ 470. Um mês mais tarde, reduziu seu preço a US$ 299, em uma tentativa de estimular as vendas.
A Sony reduziu o preço do PlayStation 2 na Europa pela última vez em setembro de 2001. Trata-se de console mais vendido do mundo, com 33 milhões de unidades chegando ao mercado depois de seu lançamento no Japão em março de 2000.
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