Reuters
29/08/2002 - 13h53

Controle da internet no Vietnã vai fracassar, diz Intel

da Reuters, em Hanói (Vietnã)

O empenho do governo vietnamita de controlar o ciberespaço está destinado ao fracasso, segundo o presidente e diretor executivo da Intel, Craig Barrett.

Em apresentação a dirigentes do governo e do setor privado do Vietnã, o chefe da maior fabricante de chips do mundo afirmou que a internet é "uma tecnologia que promove a democracia".

"As tentativas de controlar a internet, em geral, fracassaram", afirmou.

Barret fez o comentário ao responder a uma pergunta de um jornalista sobre a estratégia da promoção de internet em países com restrições à informação.

Hanói vem tomado medidas para aumentar o controle do ciberespaço por usuários do país. Grupos de direitos humanos acusaram o governo, no início do ano, de prender três dissidentes que publicaram textos na Internet a favor da democracia e críticas a acordos do país com a China —acusação negada pelo governo.

Este mês, as autoridades disseram que poderiam aumentar a vigilância sobre a web, a fim de bloquear material subversivo e pornográfico. Um site popular foi fechado recentemente baseado nessas restrições.

O Vietnã tem cerca de 1 milhão de internautas entre sua população de 80 milhões de habitantes.

A Intel tem operações de vendas e mercado na capital Hanói e no centro financeiro de Ho Chi Minh, mas não controla operações manufatureiras no país. Barret não anunciou nenhum plano de novos investimentos no Vietnã em sua viagem.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca