Reuters
29/08/2002 - 14h34

Katia Lund foi "guia" de Fernando Meirelles em "Cidade de Deus"

da Reuters, em São Paulo

Katia Lund, que assina com Fernando Meirelles a direção de "Cidade de Deus", estréia de amanhã, foi uma espécie de guia do colega paulistano na viagem pelo universo das favelas cariocas.

Mais do que isso: também participou ativamente do treinamento dos atores, a maioria jovens das próprias comunidades recrutados em aulas de cinema e teatro promovidas por ONGs culturais em diversos morros do Rio de Janeiro.

As filmagens foram antecedidas de um rigoroso e demorado processo de seleção e preparação que durou cerca de cinco meses.

"Nós tínhamos um coordenador que ligava para as entidades e convidava os interessados a participar, em troca de lanche e vale-transporte, de um curso de cinema criado por nós", revela Katia.

Foram feitas mais de 2.300 entrevistas e selecionados 200 crianças e adolescentes. Todos participaram do curso, que enfatizou a improvisação.

Nas aulas, esses jovens talentos eram expostos a uma situação e tinham que transformá-la numa representação dramática, criando até mesmo seus próprios diálogos.

"Eu e o Fernando participávamos dos grupos para baixar o tom interpretativo, fugindo do teatral e trazendo-o para o coloquial", conta Katia.

Ela conta ainda que os atores também pesquisavam seus personagens, não tão autobiográficos quanto o público possa imaginar, apesar de sua proximidade com a realidade retratada no longa.

"As pessoas acham que os meninos estão representando a vida deles próprios, o que não é verdade", corrige Katia.

Leia mais notícias sobre "Cidade de Deus"

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca