Reuters
29/08/2002 - 17h41

Ameaça da Ford tira site de críticas do ar nos EUA

da Reuters, em Nova York (EUA)

A pressão da montadora Ford tirou do ar o site Fuckedcompany.com, que se dedica à propagação de rumores sobre demissões e outros problemas em corporações.

A Ford se opôs a uma nota sobre demissões publicada no site sob o título "Ford, onde encontrar um emprego vem em primeiro lugar". A empresa afirmou que o artigo infringiu seu slogan registrado: "Ford, onde a qualidade vem em primeiro lugar".

A montadora também queixou-se que os editores do site brincaram com lemas da companhia como "Construído com a resistência da Ford", destinado a veículos como o Ford Explorer e o Modelo T.

Os advogados da Ford ameaçaram processar a empresa que hospeda o site, Hostcentric, e depois disso a página saiu do ar.

O Fuckedcompany.com tornou-se famoso documentando rumores de demissões e outros conflitos durante o auge das empresas pontocom. A página ficou fora do ar por dois dias este mês, após a ameaça da Ford em tomar medidas legais.

"Disseram que era muito parecido com seu slogan, como se alguém pudesse pensar que meu site é um site aprovado pela Ford por causa do jogo de palavras", disse o fundador Philip Kaplan.

"Eles estavam usando slogans registrados como 'Qualidade em primeiro lugar' e os alterando de maneiras muito diferentes", respondeu Greg Phillips, advogado da Ford que trabalha para o escritório Howard Phillips & Andersen.

O site, que originalmente começou parodiando a revista da nova economia Fast Company antes de ser forçado a mudar de logotipo, voltou ao ar sem a nota sobre a Ford e sem rumores sobre companhias como a IBM.

A Hostcentric não quis comentar o assunto.

A Ford tem uma longa história sobre sua postura agressiva contra críticos na internet. A companhia processou os donos do site Fordsucks.com e outros que tentaram vender no site de leilões eBay endereços de Internet baseados em nomes da empresa.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca