Reuters
29/08/2002 - 18h37

"Cidade de Deus" promove debate entre empresários no Rio

Reuters, no Rio

Um dia antes de estrear em circuito nacional, o filme "Cidade de Deus", de Katia Lund e Fernando Meirelles, foi exibido na quinta-feira no Rio de Janeiro para empresários, artistas e sociólogos.

O filme conta a história de Buscapé, um jovem que acompanha o surgimento do bairro Cidade de Deus e sua rápida transformação em uma linha de montagem do tráfico de drogas.

A sessão foi organizada na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro).

Além de empresários convidados, compareceram à projeção o sociólogo Luiz Eduardo Soares, ex-coordenador de Segurança do governo de Anthony Garotinho, a diretora Katia Lund, o autor do livro homônimo Paulo Lins e José Júnior, líder do grupo AfroReggae.

"Os traficantes se organizaram e ocupam o papel que o governo nunca quis ocupar nos morros e favelas. E cada vez eles se organizam mais, enquanto o governo se faz mais ausente", comentou José Júnior em debate promovido após a exibição do longa-metragem.

"Antes, ninguém queria ter um comércio perto de uma boca de fumo. Hoje, ao redor delas há vários estabelecimentos comerciais como locadoras e mercados. Isso porque, além dos traficantes garantirem segurança, há uma grande circulação de dinheiro nesses lugares", completou José Júnior.

Ele diz acreditar que o problema do tráfico nas favelas é de difícil solução e que o principal caminho para erradicar o poder dos traficantes é discutir o problema com a sociedade.

Para o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, a responsabilidade pelo fim da violência não é restrita somente às autoridades.

"Cabe a todos nós, à toda sociedade. Cada um pode fazer um pouco para reduzir (a violência). Somente se somarmos esforços poderemos reverter esse quadro."

Paulo Lins, autor do livro que inspirou o filme "Cidade de Deus", disse que é preciso chamar a atenção da população para aquilo que ela reluta ver.

"Temos que mostrar o que ocorre dentro de uma favela. Nos acostumamos a mostrar sempre o olhar preconceituoso de quem está de fora, mas agora a ótica precisa ser inversa."

"Cidade de Deus" foi destaque do último Festival de Cannes, onde foi exibido fora de competição. A fita já foi vendida para o mercado estrangeiros e deverá estrear em 50 cidades dos Estados Unidos e do Canadá em fevereiro.

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