Reuters
29/08/2002 - 18h52

IBM vende supercomputador para General Motors

da Reuters, em Amsterdã (Holanda)

A IBM vendeu para a montadora norte-americana General Motors uma série de grandes computadores que, interligados, criarão um dos dez mais poderosos supercomputadores do mundo.

O supercomputador mais poderoso da indústria automobilística vai quadruplicar o poder de computação da GM. "Vai ajudar a companhia a melhorar processos de desenvolvimento dos veículos", afirmou a empresa em comunicado.

Os cerca de 12 computadores, que ficarão instalados em diferentes partes da Europa e Estados Unidos, serão capazes de fazer até 4 trilhões de cálculos por segundo. Este poder de processamento é necessário para simulações de colisões e checagem rápida da qualidade e desenho das estruturas dos automóveis.

"Os sistemas IBM p690 nos permitirão experimentar cenários no computador que seriam impossíveis de tentar em protótipos tradicionais", afirmou Kirk Gutmann, executivo responsável pelo desenvolvimento global de produtos de informação da General Motors. O sistema deve acelerar o desenvolvimento de processos e reduzir custos.

Interligado, o sistema tem um poder de processamento de 2,3 teraflops, o que o torna o nono supercomputador mais rápido do mundo.

A IBM fabricou cinco dos dez maiores supercomputadores do mundo. A Hewlett-Packard três, a NEC 1 e a Intel 1. A posição da GM é notável porque praticamente todos os maiores computadores do planeta são usados para propósitos não comerciais, como laboratórios e institutos meteorológicos e atômicos.

A NEC desenvolveu o mais poderoso supercomputador do Centro de Simulação da Terra no Japão, com 35,9 teraflops de velocidade, quase cinco vezes mais poderoso que o segundo computador mais potente do mundo, da IBM.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca