Reuters
29/08/2002 - 22h25

Toshiba e NEC propõem novo padrão para DVD de luz azul

da Reuters, em Tóquio (Japão)

As gigantes japonesas da eletrônica Toshiba e NEC propuseram hoje a criação um novo e mais barato padrão para DVDs de alta capacidade, incompatível com o formato defendido pela Sony e outras companhias.

Segundo as empresa, o formato foi submetido ao DVD Forum, um grupo setorial de mais de 230 empresas que definem as especificações de formato e cujo objetivo é promover o uso do DVD.

O formato seria incompatível com o padrão Blu-ray para DVDs de laser azul divulgado em fevereiro pela Sony, pela Matsushita (produtora da marca Panasonic) e por sete outros gigantes da eletrônica do Japão, Coréia do Sul e Europa.

A Toshiba e a NEC disseram que seu formato para os DVDs de laser azul, que devem chegar ao mercado no ano que vem com a capacidade de armazenar quantidades imensas de dados devido ao comprimento de onda curto da luz azul (capaz de gravas mais dados em menos espaço), era mais compatível com os DVDs de laser vermelho existentes e facilitaria a transição do laser vermelho para o azul.

"A Toshiba e a NEC apóiam essa tendência, com um formato que oferece um upgrade de bom custo/benefício para os provedores de mídia e uma solução compatível com o padrão anterior para os muitos consumidores que montaram coleções de DVDs", afirmam as duas empresas em comunicado.

Os fabricantes de equipamento para DVDs já foram prejudicados por uma fragmentação de formatos para os gravadores de DVD de laser vermelho, um problema ao qual foi imputada a culpa pela lenta decolagem desse mercado.

A Toshiba, maior fabricante de chips do Japão e uma das líderes no mercado de equipamento para DVDs, foi um dos poucos gigantes da eletrônica japonesa a não aderir ao consórcio Blu-ray.

Os demais membros do Blu-ray são a Hitachi, Pioneer e Sharp, do Japão, a Samsung Electronics e a LG Electronics da Coréia do Sul, a Philips Electronics, da Holanda, e a Thomson Multimedia, da França.

O anúncio, muito divulgado pela mídia, fez pouco por impedir a queda das ações da NEC e Toshiba.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca