Reuters
30/08/2002 - 12h00

Schröder diminui liderança de Stoiber em pesquisas

da Reuters, em Berlim

O chanceler alemão, Gerhard Schröeder, conseguiu diminuir sensivelmente a distância que o separa do primeiro colocado nas pesquisas, o conservador Edmund Stoiber, a menos de quatro semanas das eleições gerais, mostraram três institutos hoje.

Reuters - 22.mar.2002>
Gerhard Schröder, primeiro-ministro da Alemanha
Duas pesquisas mostraram que o Partido Social-Democrata (SPD), de Schröder, havia conquistado três pontos percentuais em uma semana e, agora, está a apenas dois ou três pontos da aliança liderada por Stoiber, formada pelos partidos conservadores União Democrata Cristã (CDU) e União Social Cristã (CSU).

Segundo um outro instituto, o SPD estava a apenas um ponto percentual dos adversários, em um empate técnico.

Os números recentes mostram que o chanceler aumentou sua popularidade após coordenar os esforços do país no combate aos danos provocados pelas enchentes nas últimas duas semanas.

Os conservadores aparecem há mais de um ano à frente do SPD nas pesquisas, mas a atuação de Schroeder em meio às enchentes que atingiram o leste do país parece ter virado a maré.

"Há uma tendência clara de crescimento do SPD", afirmou o instituto Infratest-Dimap, acrescentando que o partido de Schröder havia conquistado votos no leste, uma área importante na disputa.

O apoio ao partido governista aumentou em três pontos percentuais, para 37%, revelou o instituto Emnid, enquanto a aliança CDU/CSU continuava com 40% das intenções de voto.

Na pesquisa do Infratest-Dimap, o SPD também cresceu em três pontos percentuais para 39%, a apenas dois pontos dos adversários.

Segundo o instituto Electoral Research Group, a legenda do chanceler estava um ponto atrás dos conservadores, com 38%. A margem de erro da pesquisa é de 2,7 pontos percentuais.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca