Reuters
02/09/2002 - 15h10

O talentoso Ripley reaparece no Festival de Veneza

da Reuters, em Veneza

O talentoso Ripley retornou a Veneza, 20 anos mais velho e mais bem-sucedido do que no filme de Anthony Minghella de 1999. John Malkovich, que agora o interpreta, afirma que o personagem passou a mostrar mais ainda o lado sombrio das pessoas.

"Ripley's Game", da diretora Liliana Cavani, exibido fora de competição no 59ª Festival de Cinema de Veneza, estreou sob aplausos três anos depois de Matt Damon ter retratado Tom Ripley ascendendo de uma vida modesta em Nova York a uma luxuosa realidade na Itália às custas de uma sequência de assassinatos a sangue frio.

"Ele atrai as pessoas porque age sem consciência e prioriza o que ele mesmo quer, não o que os outros querem, e isso é algo que a maioria de nós não consegue", disse Malkovich, o Ripley mais velho.

Neste segundo capítulo sobre a vida do talentoso Ripley, baseado em livros da autora Patricia Highsmith, o frio e indiferente alpinista social realizou seu sonho de enriquecer e está vivendo numa mansão no nordeste da Itália. Mas, mesmo com os bolsos cheios de dinheiro, ainda tem sentimentos de inferioridade.

Quando ouve seu vizinho britânico Jonathan (Dougray Scott) acusá-lo de ter "dinheiro demais e bom gosto de menos", Ripley se vinga, jogando com seu medo do que vai acontecer com sua família quando ele morrer de leucemia.

Os dois acabam trabalhando juntos numa série de assassinatos e operações de acobertamento, incluindo uma batalha contra mafiosos berlinenses na mansão de Ripley.

"Existe algo de comédia negra em Ripley", disse Liliana Cavani, que dirigiu Dirk Bogarde em "O Porteiro da Noite", de 1974.

Mas foi o olhar implacável de Malkovich, lembrando seu visconde de Valmont em "Ligações Perigosas", de 1988, que realmente fascinou os críticos.

"Existe em seu olhar algo de totalmente frio e calculista, mas, mesmo assim, atraente. É incrível poder retratar um personagem apenas através dos olhos", comentou um crítico norte-americano.

Ainda nesta semana, Malkovich fará sua estréia como diretor com "The Dancer Upstairs", que também será exibido fora de competição no festival mais antigo do mundo.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca