Reuters
02/09/2002 - 17h59

Fabio Feldmann demonstra desânimo com a Rio+10

da Reuters, em Johannesburgo

Os ânimos da delegação oficial brasileira variaram bastante ao longo de hoje, primeiro dia do encontro de chefes de Estado e governo na Rio+10, em Johanesburgo (África do Sul).

Depois do discurso do presidente Fernando Henrique Cardoso na plenária - considerado "morno" por vários delegados do próprio governo -, Fabio Feldmann, conselheiro especial do presidente para a Rio+10 e coordenador do processo preparatório do Brasil para a cúpula, confessava seu desânimo com os poucos avanços da negociação.

"Não dá para dizer que é um fracasso, mas os resultados estão muito aquém do necessário", disse Feldman.

"A Conferência do Rio (Eco-92) produziu leis com caráter jurídico, mas daqui só saem as chamadas 'soft laws', sem qualquer obrigatoriedade", afirmou.

Para ele, os europeus estão mais duros na negociação que o esperado e, embora vários de seus dirigentes tenham condenado o protecionismo comercial em seus discursos, "falar é bem diferente de agir".

Feldmann também vê com ceticismo a declaração do primeiro-ministro canadense, Jean Chretien, que deu a entender que seu país apresentaria um projeto próprio, alternativo ao Protocolo de Kyoto, ao invés de ratificar o acordo internacional que impõe aos países ricos a redução das emissões poluentes.

"Com isso, eles repetem o exemplo dos Estados Unidos de estabelecer metas domésticas, o que esvazia o multilateralismo", observou.

Na opinião de Feldmann, esses são indicadores de que a Rio+10 encerrará o ciclo de grandes conferências das Nações Unidas.

Por outro lado, Fernando Henrique Cardoso declarou à imprensa que o mérito da conferência está num aumento da consciência da população e numa ampliação dos conflitos, o que proporciona verificar, na prática, o que permite o mundo avançar.

"O que conta mesmo é a participação das pessoas, a opinião pública, porque, qualquer que seja a decisão, haverá sempre críticas", disse o presidente.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca