Reuters
03/09/2002 - 15h09

Qualcomm quer promover tecnologia sem fio BREW na China

da Reuters, em Pequim (China)

A empresa de tecnologia para comunicação sem fio Qualcomm espera que uma nova joint venture na China incentive a adoção de seu software que permite que telefones móveis operem jogos, mapas e outros serviços.

A Qualcomm assinou o acordo de joint venture no mês passado com a China Unicom, a segunda maior operadora de telefonia móvel chinesa, que vem enfrentando problemas para desenvolver uma rede baseada na tecnologia celular CDMA da Qualcomm. A nova parceria, que está esperando por aprovação do governo chinês, é conhecida como BREW, ou Binary Runtime Environment.

"Trata-se de um mercado tão grande e um país tão importante. Realmente queríamos dar um impulso à comunidade de desenvolvimento", disse o presidente da divisão de comunicação sem fio e internet da Qualcomm, Paul Jacobs, a jornalistas em Pequim.

Jacobs se recusou a revelar quanto a Qualcomm está investindo na parceria ou que participação a empresa vai ter no novo empreendimento, dizendo que esses detalhes ainda estão sendo finalizados.

"A Qualcomm tem mais de 1,5 milhão de usuários do sistema BREW, a maior parte dos quais assinantes da rede de telefonia móvel da operadora KDDI do Japão", contou Jacobs.

A KT Freetel, da Coréia do Sul, e a Verizon Wireless, dos Estados Unidos, também estão oferecendo o sistema BREW aos seus usuários.

Em junho, a operadora paulista Telesp Celular anunciou uma parceria com a Qualcomm para testar a tecnologia BREW junto a 250 clientes. O objetivo era avaliar a aceitação do mercado brasileiro para serviços avançados de dados em celulares.

A Qualcomm, com sede em San Diego, na Califórnia, conta com o BREW para lhe dar vantagem na corrida pelo desenvolvimento de serviços e programas avançados de telefonia móvel que possam ser vendidos por uma pequena taxa e baixados diretamente para os aparelhos celulares.

As empresas de telefonia sem fio, diante da saturação de seus mercados e da competição feroz nos serviços de voz, cada vez mais vêm aplicativos de dados como maneira de estimular a lucratividade e fidelizar clientes. "Se você oferece serviços diferentes como operadora, seu cliente não vai decidir trocar de operadora sob qualquer pretexto", disse Jacobs.

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