Reuters
04/09/2002 - 19h01

Internautas dos EUA pedem medidas do governo contra spam

da Reuters, em Washington (EUA)

Vários grupos de consumidores dos Estados Unidos pediram ao governo norte-americano para aumentar sua luta contra e-mails não solicitados, afirmando que novas leis são necessárias para cortar uma onda de "spam" que entope as caixas de mensagem dos internautas.

A torrente de mensagens sobre esquemas para se ficar rico rapidamente, pornografia, oportunidades de trabalho em casa e outras ofertas indesejadas deixaram de ser um inconveniente para tornarem-se uma praga que pode forçar muitos usuários a pararem de usar e-mail, afirmaram os grupos.

"Os americanos estão se afogando no lixo comercial hoje e a situação tende a ficar pior a menos que uma atitude seja tomada agora", afirmou Samuel A. Simon, presidente do Centro de Ação e Pesquisa em Telecomunicações, juntamente com a Liga Nacional de Consumidores. Os grupos pediram para a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) para enquadrar na lei quem enviar e-mails comerciais não solicitados.

Apesar da FTC ter anunciado mais de 130 medidas contra spammers e fraudadores on-line desde janeiro, a agência precisa ampliar seus esforços para além dos óbvios esquemas de pirâmide, afirmaram os grupos em uma petição formal, ontem.

As entidades defendem que os spammers deveriam se identificar corretamente, atuar honestamente e honrar pedidos de consumidores que querem ser retirados das listas de e-mail deles, assim como acontece com as empresas de telemarketing.

"Mesmo se o produto ou serviço é legítimo, não é justo enganar as pessoas para que leiam suas mensagens", afirmou Susan Grant, vice-presidente de políticas públicas da Liga Nacional de Consumidores.

Um membro do FTC encarregado por questões ligadas a spam não quis comentar a petição, mas afirmou que lutar contra o spam é uma prioridade da agência de proteção ao consumidor.

"Estamos no início de uma agenda longa e agressiva", que tem como alvo o spam, afirmou o representante da FTC, Brian Huseman.

O spam é há muito tempo um inconveniente para os internautas, mas as reclamações aumentaram bastante no ano passado uma vez que o número de mensagens cresceu exponencialmente.

A quantidade de emails spam diferentes quintuplicou para 5 milhões entre julho de 2001 e julho de 2002, segundo a companhia de filtragem de email Brightmail.

Alguns usuários defendem-se mudando de endereço regularmente ou comprando softwares de filtragem. Alguns pensam em desistir de usar email.

"Estou tão cheia de spam que se eu pudesse eu não usaria mais (email)", afirmou Trish Butler, empresária que estima gastar uma hora por dia para limpar sua caixa postal.

Vinte e seis Estados americanos aprovaram leis contra spam. Alguns permitem aos ofendidos processar spammers diretamente.

Os internautas podem ajudar a petição dos grupos e trocarem histórias entre si sobre o tema em um site criado para promover o fim do spam. O endereço é www.banthespam.com.

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