Reuters
06/09/2002 - 10h50

TVs dos EUA se preparam para cobertura exaustiva em 11 de setembro

da Reuters, em Los Angeles

Desde as grandes redes de TV aberta até a MTV, a televisão norte-americana prepara um dia inusitado de recordação e reflexão para marcar o primeiro aniversário dos ataques de 11 de setembro aos Estados Unidos.

As quatro maiores redes -ABC, CBS, NBC e Fox- vão abrir mão de sua programação normal na próxima quarta-feira e dedicar o dia integralmente ao tema, culminando com a transmissão ao vivo do discurso que o presidente George W. Bush fará à nação, às 22h (horário de Brasília).

A maior parte do dia ficará a cargo das divisões de jornalismo das redes, e relativamente pouco da programação terá anúncios, já que os anunciantes não querem transmitir a impressão de estar lucrando com a tragédia.

Numa era de concorrência acirrada por uma audiência cada vez mais fragmentada, a programação das TVs na próxima quarta oferecerá ao público norte-americano uma rara oportunidade de reflexão conjunta sobre os acontecimentos terríveis que ele viveu em grande medida através da televisão.

Grande parte do dia será dedicado à cobertura ao vivo de eventos memoriais em Nova York, Washington e Shanksville (Pensilvânia), além de reportagens especiais, debates, entrevistas e análises.

Uma exceção à hegemonia jornalística será a exibição do "Concerto para a América" pela NBC, com participações de Placido Domingo, Gloria Estefan, Aretha Franklin, Al Green e Alan Jackson. O evento de duas horas, apresentado por Tom Brokaw, será gravado na segunda-feira. O presidente e a primeira-dama Laura Bush pretendem estar presentes.

O correspondente da CBS News Scott Pelley entrevistou Bush e altos assessores da Casa Branca para um especial do programa "60 Minutes 2", cuja exibição será seguida pela retransmissão do documentário "9/11", produzido pelos diretores franceses Jules e Gedeon Naudet e o bombeiro James Hanlon.

A NBC vai transmitir suas próprias entrevistas com membros da equipe de Bush, seguidas por um especial do programa "Dateline" no qual Tom Brokaw entrevistará controladores do tráfego aéreo que estavam trabalhando no dia dos sequestros.

Na ABC, o âncora Peter Jennings servirá de mediador no programa "Answering Children's Questions". Mais tarde, Charles Gibson apresentará uma reconstituição dos ataques, minuto por minuto, e Jennings fará o mesmo com os 102 minutos passados no WTC entre o primeiro ataque e o desabamento da torre norte.

A Fox pretende exibir um especial de duas horas de duração, "The Day America Changed", apresentado por Brit Hume, que também vai entrevistar Laura Bush.

O canal de música MTV também vai entrar no jogo, com "vídeos inspiradores, consoladores e que façam pensar", intercalados com dois boletins de notícias a cada hora e outros dois programas com o tema de 11 de setembro.

"Total Request Live" promoverá um debate entre artistas e o apresentador Fred Rogers, criador de "Mr. Rogers' Neighborhood", irá mostrar um especial sobre como confortar as crianças.

Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca