Reuters
06/09/2002 - 19h48

Simon Rattle estréia como novo maestro da Filarmônica de Berlim

da Reuters, em Berlim

Simon Rattle levanta a batuta no sábado em seu novo cargo como maestro-chefe da Orquestra Filarmônica de Berlim, com um programa familiar e a promessa de um pouco mais de tempero no futuro.

Aos 47 anos, o maestro de Liverpool já realizou mais de 60 gravações, é adorado pela crítica e foi nomeado cavaleiro da rainha britânica.

O primeiro diretor musical inglês da filarmônica alemã terá dez anos para colocar sua marca em uma das orquestras mais importantes do mundo.

Eleito em 1999 por maioria esmagadora pelos próprios músicos da orquestra, Rattle teve de esperar três anos para poder assumir seu posto na capital germânica.

Ele sucede o quinto maestro da formação, o italiano Claudio Abbado, que herdou a batuta do lendário Herbert von Karajan, cujo mandato extraordinário adentrou quatro décadas.

"Von Karajan disse que uma orquestra é como um jardim inglês: precisa de cuidados. Meu desafio e objetivo é continuar as tradições maravilhosas da Filarmônica de Berlim e jogar algumas vitaminas pessoais", disse Rattle recentemente. "Espero conseguir adicionar um colorido."

Rattle vai marcar sua estréia com uma peça do compositor jovem Thomas Ades, "Asyla", e com a "Quinta Sinfonia", de Gustav Mahler.

Para os fãs locais de música clássica que não conhecem o maestro, a orquestra colocou uma série de pôsteres espalhados pela cidade com seu rosto e cabelo grisalho encaracolado com os dizeres "Bem-vindo, sir Simon".
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca