Reuters
16/09/2002 - 16h33

BMG quer conectar telefones celulares a clipes de música

da Reuters, em Londres (Reino Unido)

A gravadora BMG, da gigante alemã de mídia Bertelsmann AG, assinou um acordo com a companhia britânica iniciante Shazam para dar a usuários de telefones celulares acesso a áudio de clipes de música e capas dos CDs dos artistas do selo.

A Shazam, criada em agosto, tem uma tecnologia proprietária que permite aos usuários de telefones celulares identificarem o artista e o título de músicas populares ao discarem para um número especial —2580. O preço do serviço fica em torno de US$ 0,78 por música.

O serviço afirma oferecer uma solução de alta tecnologia para o problema antigo de identificar uma música quando ela começa a ser tocada no rádio. Ao digitar "2580" o usuário do telefone celular recebe uma mensagem de texto que informa o nome da música e o artista bastando somente para isso aproximar o telefone de um rádio que a esteja tocando.

A Shazam tem um banco de dados de 1,5 milhão de músicas. A empresa já assinou um acordo parecido com a Associação de Independente de Música (AIM) para ter direito a clips de áudio de 30 segundos e às capas dos CDs dos artistas.

Espera-se que o serviço torne-se popular entre os jovens. Além disso, tais aplicações para telefones celulares também atraem atenção cada vez maior de operadoras interessadas em vender serviços extras aos usuários para terem recursos para pagarem uma série de dívidas.

As gravadoras, que estão sendo atingidas por uma queda nas vendas de CDs, buscam maneiras de levar suas músicas para novos dispositivos. Entre os artistas da BMG estão Carlos Santana, Rod Stewart e Pink.

Cada uma das principais operadoras móveis britânicas, incluindo a Vodafone, Orange, Mm02 e a T-Mobile usam a tecnologia da Shazam.



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