Reuters
16/09/2002 - 20h44

"Homem do gelo" comeu grãos e carne de cervo em última refeição

da Reuters, em Washington

Otzi, o homem com 5.000 anos encontrado congelado nos Alpes italianos, comeu grãos e carne de cervo em sua última refeição e pode ter sido morto por caçadores rivais. A descoberta foi anunciada hoje por pesquisadores da Universidade de Camerino (Itália).

Os pesquisadores traçaram uma imagem nítida dos últimos dias do "homem do gelo" e podem esclarecer a causa de sua morte. A equipe, liderada por Franco Rollo, divulga suas descobertas na edição de amanhã do periódico "PNAS" (www.pnas.org).

Os italianos analisaram o conteúdo dos intestinos grosso e delgado e encontraram pequenos pedaços de músculo de um cervo e resíduos de grãos. Também encontraram pólen, o que sugere que Otzi passou algum tempo em uma floresta antes de morrer.

Otzi foi encontrado em 1991 em perfeito estado de conservação. Desde então, cientistas de diversas nacionalidades tentam descobrir a causa de sua morte e como ele permaneceu congelado por milhares de anos.

"De acordo com análises de DNA, a última jornada do caçador começou em um bosque de coníferas em uma altitude intermediária -onde ele possivelmente fez uma primeira refeição, composta de cereais, alguma verdura e carne de cabra-, e terminou em sua morte em um vale rochoso a 3.200 metros acima do nível do mar, não antes de ter mais uma refeição baseada em carne de cervo e possivelmente cereais", escreveram os cientistas.

Segundo Rollo, há evidências de que Otzi seria um caçador. Os italianos inclusive lançam um palpite sobre sua morte: "Quase 30 anos atrás, (a cientista) Nanna Noe-Nygaard mostrou que caçadores de cervos e javalis mesolíticos miravam o omoplata esquerdo dos animais para matá-los na primeira tentativa. Como a flecha que atingiu Otzi está em seu ombro esquerdo, parece mais razoável assumir que, em vez de ser vítima de um ritual de sacrifício, ele foi vítima da rivalidade entre grupos de caçadores."

Leia mais notícias de Ciência
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca