Reuters
17/09/2002 - 17h43

Uso de celular deve dobrar nos EUA até 2006, diz estudo

da Reuters, em Chicago (EUA)

O uso de celulares nos Estados Unidos deve praticamente ser duplicado até 2006 em relação aos níveis de 2001, conforme mais consumidores usam seus telefones para chamadas que antes faziam de telefones tradicionais, informou um estudo do Yankee Group.

De acordo com um relatório do instituto de pesquisas, o tempo mensal gasto em chamadas de celulares deve chegar a 641 minutos até 2006, em comparação com 356 minutos em 2001 e 109 minutos em 1994.

"Embora apenas 3% dos consumidores dos EUA usem seus celulares como seu único telefone, 26% do tempo dos usuários já está sendo trocado do telefone convencional para o celular e 45% dos usuários apresentam pelo menos algum grau de substituição", constatou o Yankee Group.

O analista do setor Keith Mallinson disse em relatório que os celulares eram considerados por muitos usuários como mais baratos, mais indispensáveis, mais permanentes e mais acessíveis do que antes, conforme as tarifas caem para níveis semelhantes aos preços cobrados pelo serviço telefônico tradicional.

Os usuários também consideram telefones celulares mais confiáveis, como uma ferramenta de comunicação, para encontrar alguém, independentemente da hora ou do local.

As constatações fornecem base para evidências já sentidas por companhias telefônicas tradicionais, que anunciaram um declínio no acesso de suas linhas, com os consumidores escolhendo o celular em vez de duas ou três linhas em uma casa.

Mallinson disse que haverá uma forte demanda por serviços móveis, com a base de assinantes atingindo os 200 milhões até 2006. Cerca de 70% dos americanos serão, até lá, proprietários de celulares —atualmente, 50% dos americanos têm celular.

Outro estudo do Yankee Group afirma que os investimentos da indústria em operações de rede e serviços de nova geração —como acesso à internet em alta velocidade— devem aumentar para US$ 9,6 bilhões até 2004. Em 2001, foram gastos US$ 6,4 bilhões.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca