Reuters
17/09/2002 - 18h57

IBM e Intel vão trabalhar em servidores ultrafinos

da Reuters, em São Francisco (EUA)

A IBM e a Intel afirmaram que vão colaborar entre si para o desenvolvimento de servidores ultra-estreitos, chamados "blade" (lâmina), que assemelham-se a uma estante de livros.

As duas companhias planejam contribuir para pesquisa e desenvolvimento das máquinas, as quais ambas as empresas acreditam ser capazes de invadir as redes corporativas.

Os servidores, chamados pelo mercado de blade, têm sido considerados como substitutos dos racks de máquinas e nós de redes que tornaram-se padrão para muitas corporações. Os sistemas blade podem ter custos de administração menores que os atuais.

Enquanto a Dell Computer e a Hewlett-Packard já anunciaram seus próprios servidores blade, a Intel e a IBM afirmaram que suas máquinas serão projetadas para trabalhar na ponta das redes, entregando páginas da web e e-mails, por exemplo.

IBM e Intel não comentaram detalhes financeiros do projeto, que as duas empresas afirmaram poder durar pelo menos dois anos. A IBM espera lançar servidores blade equipados com as últimas versões do processador Xeon, da Intel, no final deste mês.

A empresa de pesquisa de mercado International Data Corp (IDC) prevê que o mercado para servidores blade em 2002 será de US$ 133 milhões e que em 2006 esse valor deva chegar a US$ 3,7 bilhões.


Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca