Reuters
18/09/2002 - 11h05

Ator James Franco é a nova revelação de Hollywood

da Reuters, em Los Angeles

Talvez o fato de ter sido preterido para o papel do Homem-Aranha num filme que se tornaria um enorme sucesso de bilheteria tenha sido bom para a carreira de James Franco.

Durante seis semanas em 2000, o ator de 22 anos, que agora pode ser visto nas telas norte-americanas no policial "City by the Sea", foi mantido em suspense, sem saber se tinha ganho o papel principal em "Homem-Aranha".

Ele acabou perdendo o papel para Tobey Maguire e representando o melhor amigo do super-herói Peter Parker: um solitário chamado Harry Osborn. Além disso, fez o papel de James Dean num filme feito em 2001 para a televisão a cabo.

À primeira vista, pode não parecer bom negócio: um filme para a TV a cabo em lugar de um papel principal num blockbuster de Hollywood. Mas Franco saiu dessa como vencedor.

O papel de James Dean lhe valeu um Globo de Ouro de melhor ator em filme para a TV e uma indicação do sindicato de atores (Screen Actors Guild) na categoria melhor ator. Na realidade, ao lado de Jake Gyllenhaal, do ainda inédito "Moonlight Mile", James Franco passou a integrar a lista de jovens atores imprescindíveis de Hollywood.

Quanto a Tobey Maguire, ele agora enfrenta o dilema do ator que vê seu nome associado a um só papel -mais ou menos como aconteceu com Christopher Reeve depois de fazer Superman, em 1978.

James Franco agora pode escolher os papéis que quiser, mas não quer que a nova condição de astro o faça mudar. "Acho que pode ser uma influência corruptora", disse. "Meu plano é manter a mesma ética de trabalho que segui até agora."

"City by the Sea"

Em "City by the Sea", Franco faz Joey LaMarca, um jovem acostumado com as ruas que é o suspeito número um no assassinato de um traficante em Long Beach, Long Island.

Robert De Niro é seu pai, Vincent LaMarca, um policial que se afastou da família. Ele trabalha e vive em Nova York, mas volta a sua cidade natal para investigar o assassinato. Também ele enfrenta um dilema: seu próprio pai foi condenado por homicídio.

O filme cobre o terreno já familiar dos pecados do pai que são cobrados do filho. As críticas têm sido mistas.

Mas o crítico Kenneth Turano descreveu a atuação de James Franco como "carismática", e a descrição parece ser exata. Além disso, ele possui a beleza necessária para ser uma escolha natural na hora de representar James Dean, Harry Osborn ou Joey LaMarca.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca