Reuters
18/09/2002 - 18h26

Plano da Motorola para celulares em 2003 vaza na internet

da Reuters, em Chicago (EUA)

A Motorola, segunda maior fabricante de celulares do mundo, informou hoje que um plano preliminar sobre os aparelhos que pretende lançar no ano que vem vazou na internet no início desta semana.

De acordo com o plano, publicado por um membro do site de discussão sobre telefonia móvel Howard Forums, a Motorola pretende lançar telefones móveis com funções multimídia, como visores coloridos de alta definição, tons musicais, videoconferência e download de fotos. Os telefones devem ser lançados durante 2003, de acordo com o site.

O porta-voz da Motorola Alan Buddendeck afirmou à Reuters que alguém teve acesso ao plano, que inclui imagens dos telefones, mas ele enfatizou que trata-se de uma estratégia antiga.

"Francamente era material antigo", afirmou Buddendeck. "Nós sempre estamos inovando e olhando para novas direções (...) portanto o portfólio trata de muitos ciclos de desenvolvimento enquanto nos preparamos para ir ao mercado."

"A segurança da Motorola está investigando a origem (do vazamento das informações)", acrescentou Buddendeck.

O porta-voz preferiu não fazer comentários sobre os modelos que a companhia pretende lançar em 2003 por motivos estratégicos.

A Motorola, que foi criticada no passado por perder várias tendências no mercado de telefonia móvel, tem sido agressiva no desenvolvimento e na divulgação de novos aparelhos, enquanto a competição no mercado aumenta e a demanda perde fôlego.

A companhia, que inventou o telefone celular nos anos 1970, foi dominante na indústria durante muito tempo, mas perdeu participação no mercado para os produtos inovadores da finlandesa Nokia no final dos anos 90.

No final do segundo trimestre a Motorola detinha 15,7% do mercado, enquanto a Nokia encerrou o período com 35,6% de participação, de acordo com dados da empresa de pesquisa Gartner Dataquest.

As imagens dos novos telefones divulgados no site mostram que a Motorola planejava atualizar alguns de seus atuais telefones, incluindo o pequeno V60. Além disso, estariam incluídos na proposta os modelos V70 e C330.

Todos os telefones seriam baseados no padrão GSM (Global System for Mobile Communications), tecnologia de telefonia móvel dominante no mundo.

"Hesitamos em tirar conclusões das imagens", afirmou Tim Luke, analista de equipamentos sem fio do Lehman Brothers. "Os modelos listados não refletem os atuais planos da unidade de telefones da Motorola e podem não refletir o catálogo completo dos produtos GSM da Motorola em 2003", completou.



Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca