Reuters
26/09/2002 - 13h13

Al Pacino vive crise existencial no filme "O Articulador"

da Reuters, em São Paulo

Bons filmes de drama nos mostram quão infelizes podem ser nossas escolhas e não simplesmente as situações limites resultantes do acaso.

Isto é, evitam abusar de cenas lacrimosas e investem na agonia do dia-a-dia, das chances desperdiçadas e da falta de perspectiva. Fazendo o espectador perceber, ou pelo menos relembrar, que a felicidade e a desilusão jamais dependerão exclusivamente do destino.

O que pensar de um relações públicas que passa sua vida paparicando celebridades do showbusiness americano e, no fim de sua carreira, percebe que nunca fez nada de realmente importante? Esse é o questionamento central do novo filme do diretor Dan Algrant, "O Articulador", que chega aos cinemas nesta sexta.

Ao mostrar a degradação emocional de um personagem autodestrutivo, o espectador sente o impacto do "isso pode acontecer comigo também".

Afinal, o filme foge de situações hipotéticas e dos exageros que marcam o gênero. Some-se a isso, a excepcional performance de Al Pacino, que simplesmente potencializa ao máximo a história de Eli Wurman, o RP de Nova York.

São 2h30 da madrugada, e Eli Wurman paga a fiança de uma estrela de TV americana (Tea Leoni) e a tira da cadeia, como um favor para seu último cliente importante, Cary Launer (Ryan O'Neal), um astro de cinema mundialmente famoso. Sem saber, o personagem acaba de entrar em um jogo de interesses, que envolve drogas, política, assassinatos e muita promiscuidade.

De qualquer forma, a falta de moral e o mínimo de princípios dos personagens apenas reforçam os questionamentos centrais de Eli. E, nesse caminho, deixa ao espectador a idéia de que todos nós podemos ser corrompidos na confusão: mídia, fama, política e banalidades. Tudo é uma questão de oportunidade.

Por outro lado, o filme pode ser visto também como um vigoroso suspense, de fazer qualquer um ficar preso na cadeira até o último minuto.

Leia mais notícias sobre o Festival do Rio BR
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca