Reuters
04/10/2002 - 18h31

Konami bate Nintendo na liderança de games no Japão

da Reuters, em Tóquio (Japão)

A Konami desbancou a Nintendo do posto de principal produtora de jogos do Japão em tamanho de vendas, entre abril a setembro, segundo a revista Enterbrain.

A empresa, que estava na segunda posição no ano passado, vendeu 3,2 milhões de jogos em seis meses, resultado impulsionado pelo game de futebol "World Soccer Winning Eleven 6" --produzido para o PlayStation 2 da Sony.

"World Soccer Winning Eleven 6" vendeu 974.605 unidades e tornou-se o jogo mais vendido do Japão no período que contou com a realização da Copa do Mundo no país.

A Nintendo vendeu 2,4 milhões de jogos, seguida pela Bandai com 1,7 milhão.

No segmento de hardware, a Microsoft continuou na lanterna. O console da empresa, Xbox, vendeu 88.768 unidades, bem abaixo do 1,62 milhão do PlayStation 2, e dos 303,8 mil GameCubes, da Nintendo.

"Uma das razões (para o desempenho fraco da Microsoft) é que eles estão oferecendo jogos que são populares nos Estados Unidos, mas não no Japão. Eles não estão lançando jogos específicos para o gosto japonês, como role playing games (RPG)", disse o presidente da Enterbrain, Hirokazu Hamamura.

A venda total de consoles, incluindo os portáteis, caiu 29,4% em relação ao ano passado, para 3,34 milhões de unidades no período. O resultado deve-se principalmente à queda nas vendas do portátil Game Boy Advance.

A demanda fraca pelo último título da série do personagem Mario, da Nintendo, "Super Mario Sunshine" foi o maior desapontamento do setor no período, disse Hamamura a repórteres.

"As vendas de Mario Sunshine continuam em torno de 600 mil, abaixo do título anterior, Super Smash Brothers, que vendeu mais de 1 milhão", disse o executivo.

"Mas a Nintendo tem muitos grandes títulos para lançar este ano e tem a capacidade de melhorar as vendas no segundo semestre", completou Hamamura.


Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca