Reuters
10/10/2002 - 18h21

Vírus infectam 80% dos computadores na China em 2002

da Reuters, em Pequim (China)

Vírus infectaram pelo menos 80% dos computadores da China em 2002, informou o jornal oficial China Daily, destacando a vulnerabilidade de um dos maiores mercados mundiais de computadores pessoais e internet. A conclusão foi resultado de um levantamento de seis semanas conduzido pelo Centro Nacional de Resposta de Emergência a Vírus de Computador.

"Apenas 16% dos usuários de computadores que entrevistamos este ano informaram não terem sofrido nenhum ataque de vírus, enquanto no ano passado, quase um terço dos entrevistados havia declarado não ter passado por infecções em seu computador", disse o engenheiro chefe do centro, Zhang Jian, de acordo com o jornal.

Metade das máquinas infectadas sofreram perdas de dados, problemas de acesso à web ou outros danos.

O dado curioso da pesquisa, no entanto, fica por conta da praga "Bugbear", que registra o que os usuários digitam em suas máquinas, tornando-os vulneráveis a ataques de hackers e aparentemente não afetou muitos sistemas na China, segundo o jornal.

Apenas uma pequena porcentagem da população chinesa tem acesso à internet e a computadores, mas dada a população de 1,3 bilhão de pessoas do país, os números absolutos ainda assim são imensos.

A China aumentou em 12 milhões de pessoas o número de usuários da internet no primeiro semestre de 2002, levando o total de internautas a mais de 45 milhões, de acordo com dados oficiais daquele país.


Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca