Reuters
14/10/2002 - 08h32

Na Ásia, Bolsa da Indonésia cai mais de 10% após ataques

da Reuters

Os mercados de valores da Ásia encerraram a segunda-feira sem tendência comum, divididos entre a recuperação de Wall Street e os ataques a Bali, na Indonésia. As Bolsas de Tóquio e Hong Kong não abriram devido a feriados locais.

No sábado à noite (12h de domingo em Brasília), várias explosões atingiram a ilha em uma área de turistas, matando ao menos 189 pessoas.

Na Indonésia, o índice da Bolsa de Jacarta despencou 10,36%, para 337 pontos, o menor patamar em quase quatro anos. Os investidores temem um aumento da instabilidade política após o incidente. ''As perspectivas continuam fracas. O mercado poderá cair 10% amanhã novamente'', afirmou Mangko Bedjo, chefe de investimento do GTF Fund Management.

Os ataques repercutiram em outros mercados, como na Malásia, onde o índice da Bolsa de Kuala Lumpur chegou ao mais baixo nível em 11 meses, caindo 1,22%, para 630 pontos.

Na Tailândia, o índice Thailand Set declinou 1,98%, para 323 pontos. Operadores disseram que os ataques na Indonésia derrubaram ainda mais a confiança do investidor tailandês.

A Tailândia tem uma indústria turística maior do que a Indonésia, com o turismo contribuindo mais para o PIB, segundo Jeff Earhart, vice-presidente de pesquisa do Intel Vision Securities.

Ânimo norte-americano
Outros mercados da região não se abateram com a tragédia e acompanharam a alta de Wall Street. Na sexta-feira, o índice da Nasdaq - Bolsa que negocia papéis de empresas de tecnologia - saltou 4,05%, enquanto o Dow Jones subiu 4,20%.

Na Coréia do Sul, o índice da Bolsa local avançou expressivos 4,55%, para 614 pontos. Os investidores locais aproveitaram para comprar papéis de baixos preços.

Em Cingapura, o índice Straits Times registrou variação positiva de 0,35%, aos 1.378 pontos.

Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted elevou-se 1,58%, para 3.910 pontos.

Leia mais
  • Sobe para 189 número de mortos em atentado em Bali; há 309 feridos
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca