Reuters
14/10/2002 - 10h53

Malásia e Cingapura vêem crise de confiança na Ásia após ataques

da Reuters, em Cingapura e Kuala Lumpur

Os atentados a bomba em Bali no fim de semana deverão prejudicar as já frágeis perspectivas econômicas do sudeste asiático, por causa da fuga do investimento estrangeiro, afirmaram nesta segunda-feira o ministro da Defesa de Cingapura, Tony Tan, e o primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohamad.

Tan pediu aos países do sudeste asiático que trabalhem juntos para prevenir outros ataques. ''O clima econômico já está difícil e além disso temos as preocupações com segurança'', afirmou Tan.

''A região como um todo precisa agir para fornecer o ambiente seguro que os investidores estrangeiros precisam para aplicar dinheiro.''

Os ataques a bomba na noite de sábado (12h do domingo em Brasília) deixaram pelo menos 189 mortos, a maioria estrangeiros.

Além das perdas humanas, o premiê Mohamad também acredita que a região sofrerá uma perda de confiança entre os investidores estrangeiros. ''[Os ataques] afetarão o clima de investimentos, porque agora as pessoas se sentem mais inseguras. Você pode tomar todas as medidas de segurança, mas as pessoas continuarão inseguras, já que nenhuma medida de segurança é infalível'', afirmou ele.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca