Reuters
14/10/2002 - 10h59

Acesso a sites de e-commerce cresce 140% desde 2000

da Reuters, em São Paulo

O número de usuários residenciais brasileiros que entram em sites de comércio eletrônico cresceu 140 por cento desde setembro de 2000, de acordo com dados do Ibope eRatings.

Há dois anos, 1,09 milhão de internautas domésticos do país visitaram pelo menos um site de comércio eletrônico. No mês passado, esse número ficou em 2,61 milhões, informou o Ibope eRatings, que mede a audiência da Internet no Brasil.

Além do crescimento no acesso a sites de compras on-line, as páginas de serviços financeiros --dos quais 90% correspondem a sites de bancos-- também receberam número maciço de internautas nos últimos dois anos, com crescimento de 192%.

"Em termos percentuais, o Brasil é um dos líderes mundiais em acesso domiciliar a serviços bancários na Internet", disse o diretor de serviços de análise do Ibope eRatings, Marcelo Coutinho, responsável por um estudo da audiência da Web brasileira durante setembro deste ano.

Os dados são reflexo de um aumento de 50,5% no número de internautas ativos residências da internet no Brasil nos dois últimos anos, período marcado por crise nas empresas de tecnologia, racionamento de energia e alta da dólar frente ao real.

"O acesso do local de residência cresceu de forma constante, passando de 5,1 milhões de internautas ativos há dois anos para 7,68 milhões no mês passado", disse o diretor em comunicado.

Segundo Coutinho, o número de horas que os internautas ficam conectados também aumentou. Passou de pouco mais de oito horas em setembro de 2000 para 10 horas e 16 minutos no mês passado.

O ranking de setembro de portais mais visitados no país mantém o UOL na liderança, seguido pelo iG e por Globo.com, respectivamente.

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