Reuters
15/10/2002 - 16h30

Novo processador da Intel para celulares também traz memória flash

da Reuters, em Tóquio (Japão)

A Intel lançou seus mais recentes microprocessadores para telefones celulares, uma área que ela espera dominar a despeito da batalha árdua que terá de enfrentar com a líder estabelecida do mercado, a Texas Instruments .

A Intel, maior fabricante mundial de chips, mostrou dois pacotes de microprocessadores múltiplos que devem chegar ao mercado no começo do ano que vem e economizam espaço ao reunir um processador e chip de memória flash, usado pesadamente em telefones celulares porque retém os dados depois que a energia é desligada.

A Intel é a maior fabricante mundial de chips de memória flash e detinha um quarto do mercado global no ano passado, de acordo com a Gartner Dataquest, empresa de pesquisa de mercado. No entanto, por enquanto, é ainda um protagonista menor no mercado de microprocessadores para celulares.

A gigante dos microprocessadores planeja mudar essa situação.

O avançado processador XScale que a Intel está lançando para aparelhos móveis por enquanto é usado basicamente em organizadores pessoais. Mas à medida em que os serviços sem fio se tornam mais sofisticados, a empresa espera que eles venham a ser usados igualmente em celulares.

"Acreditamos que se oferecermos desempenho e facilidade de desenvolvimento, eles (os fabricantes de celulares) usarão nossa arquitetura", disse Stefan Lai, vice-presidente do grupo de tecnologia e produção da Intel.

A "Personal Internet Client Architecture" da Intel para aparelhos móveis tem por objetivo final integrar a memória e diversas funções de processamento em um único chip, o que economizaria espaço, custo e energia.

Mas a arquitetura da empresa ainda não levou ao mercado um processador de banda básica, usado para processar os sinais de rádio recebidos por um celular. Os executivos da Intel se recusaram a dizer quando esse equipamento chegaria ao mercado.

"Já que somos mais novos do que a Texas Instruments nesse mercado, optamos por nos concentrar nos nossos pontos fortes", disse Lai depois da coletiva.


Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca