Reuters
16/10/2002 - 20h15

Almirantes processam Chávez por calúnia e difamação

da Reuters, em Caracas (Venezuela)

Dois almirantes da Marinha Venezuelana, acusados pelo presidente Hugo Chávez de ter liderado um golpe de Estado contra ele, em abril, registraram hoje uma queixa de calúnia e difamação na Suprema Corte do país.

O vice-almirante Héctor Ramirez e o contra-almirante Daniel Comisso, que ainda estão sujeitos a enfrentar a corte marcial por sua suposta colaboração no golpe de abril, disseram que Chávez é culpado de "calúnia e difamação continuada e ofensiva" contra os dois.

"Ele nos chama de criminosos e assassinos", Ramirez disse depois de registrar sua queixa, ao lado de Comisso e de seus respectivos advogados.

O tribunal precisa decidir, em primeiro lugar, se vai aceitar o caso, que reflete o descontentamento dos integrantes das Forças Armadas, seis meses depois do golpe que quase depôs o presidente do quinto maior produtor de petróleo do mundo. Os militares se dividem em facções pró e contra Chávez.

Os dois almirantes estão no grupo dos cerca de 300 oficiais de alto e médio escalão que sofreram investigação depois da rebelião militar de abril, durante a qual Chávez foi deposto por 48 horas. O poder do presidente foi restaurado por tropas fiéis a ele.

Chávez, que foi eleito em 1998, seis anos depois de ele próprio ter tentado dar um golpe de Estado, pediu que os oficiais que se opõem a ele fossem processados como conspiradores. Ele diz que oponentes civis e militares "fascistas" ainda estão tentando derrubá-lo.

Em meados de agosto, a Suprema corte tomou uma decisão que enfureceu Chávez: Com isso, Ramirez e dois generais não deveriam ser julgados pela rebelião militar. Os defensores do presidente provocaram arruaça em Caracas, em protesto contra a decisão.

Os supostos conspiradores militares não foram detidos. Ficaram afastados de funções de comando ativas, mas ainda podem usar seus uniformes.

Os oficiais dissidentes acusam Chávez de misturar Forças Armadas com política e de tentar instalar uma espécie de regime de estilo cubano na Venezuela.

Leia mais no especial Venezuela

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca