Reuters
21/10/2002 - 12h39

Symbian fecha acordo de licenciamento com Samsung

da Reuters, em Amsterdã (Holanda)

A produtora britânica de software para telefonia celular Symbian assinou um acordo de licenciamento com a Samsung Electronics, da Coréia do Sul, um dia antes do lançamento do primeiro produto da rival Microsoft nesse segmento.

Embora a expectativa seja de que a Microsoft lance um telefone em parceria com a operadora anglo-francesa Orange amanhã, a Symbian tem uma base de telefones licenciados muito maior que a da Microsoft.

Fabricantes que representam mais de 80% do mercado mundial de telefones celulares são licenciados Symbian.

A Samsung é a última das cinco grandes fabricantes mundiais de celulares a adotar a Symbian como fornecedora de software para futuros telefones inteligentes com grandes telas coloridas que combinam chamadas de voz a funções de dados tais como agendas, e-mail e transmissão de imagens.

Das cinco principais fabricantes, a Samsung é a única a empregar também o software da Microsoft para celulares. A empresa informou que lançaria um produto com o padrão Microsoft no primeiro trimestre do ano que vem. E disse também que planeja lançar um telefone com software Symbian, mas não definiu quando.

Controlada pela britânica Psion e pelos principais fabricantes de celulares do mundo, a Symbian produz o sistema operacional para telefones inteligentes, mais ou menos como o Microsoft Windows é usado para acionar computadores pessoais. O software permite que os telefones tornem-se "inteligentes" com a introdução de recursos adicionais pelos fabricantes.

A Nokia, da Finlândia, que já é a maior fabricante mundial de celulares e também acionista e licenciada da Symbian, já vendeu sua série 60 de aplicativos à Siemens, Samsung e Matsushita, fabricante de produtos com marca Panasonic. A série 60 foi projetada para usar o sistema operacional Symbian.

Amanhã, a Microsoft deve lançar comercialmente o primeiro telefone inteligente com sua plataforma, no Reino Unido, sob encomenda da Orange e fabricado pela High Tech Computer, da Tailândia, que oferece serviços industriais sob encomenda.

A plataforma de telefonia celular da Microsoft combina tanto sistema operacional como alguns aplicativos padrão como mensagens instantâneas, calendários e e-mail. Programas adicionais como games deverão ser lançados por outras empresas.

A Microsoft tem tido problemas em convencer os fabricantes de telefones celulares a usarem seus produtos porque a indústria de telefonia móvel teme que a empresa transforme seu mercado em um negócio de hardware, como o fez com a indústria de computadores pessoais.

A gigante do software tem tentado atrair operadoras de telefonia como a Orange para que peçam telefones fabricados por companhias de terceirização, usando projetos fornecidos pela Microsoft e suas parceiras produtoras de chips como Intel e Texas Instruments.

A Symbian por sua vez, que tem gastado seu dinheiro com prudência, também confia que os fabricantes de telefones tornem-se centros de competência em sua tecnologia e que motivem sua adoção e desenvolvimento.


Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca